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Pré-rafaelismo   Grã-Bretanha, de 1848 até os finais do século 19. Um grupo de sete artistas criou em 1848 The Pré-Raphaelite Brotherhood (A Irmandade Pré-rafaelita).

O título já indicava tratar-se de um agrupamento que exigia afinidades espirituais entre seus membros. O movimento preconizava a volta às origens mais espontâneas da arte, inspirando-se na pintura italiana anterior aos grandes gênios e escolas, os quais lhe teriam roubado a “inocência”. O nome da escola referia-se ao renascentista italiano Rafael Sanzio (1483-1520) pintor que, segundo os pré-rafaelitas, teria atingido a mais alta perfeição. Outro artista que teve influência na confraria foi o inglês William Blake (1757-1827).

Os trabalhos pré-rafaelitas apresentam uma pintura fervorosa, de figuras femininas românticas e idealizadas, recorrendo a tintas fluídas, que fazem lembrar os antigos afrescos italianos. O grupo popularizou as visões medievais românticas, evocativas das lendas do Rei Arthur e da Grécia antiga, por sua vez idealizada e teatralizada. Sua influência estendeu-se claramente ao simbolismo e a vários pintores clássicos e acadêmicos. A visão pré-rafaelita da mulher passou também ao art nouveau. Entre os pintores mais conhecidos do movimento estão Dante Gabriel Rossetti (1828-82); John Everett Millais (1829-96) e William Holman Hunt (1827-1910).

V. Afresco. Art Nouveau. Grécia. Renascimento. Romantismo. Simbolismo.

Pré-rafelismo, W. H. Hunt, Manhã de maio, 1852Pré-rafaelismo, William Blake, Deus como arquiteto, 1794Pré-rafaelismo, Raphaello Sanzio, St Cecilia, 1514Pré-rafaelismo, Raphaello Sanzio, St Catarina, 1508Pré-rafaelismo, Raphaello Sanzio, Cupido e as três Graças, 1517Pré-rafaelismo, Rafael, Bindo Altovi, 1515Pré-rafaelismo, Madona e Menino, 1505Pré-rafaelismo, Dante Gabriel Rossetti, Proserpina, 1874Pré-rafaelismo, Dante Gabriel Rossetti, Algernon Swinburne, 1861Pré-rafaelismo, Dante Gabriel Rossetti, A bela mão, 1875